O que são protocolos preventivos?
Os protocolos preventivos presentes no Portal Lojista são um conjunto de procedimentos que você pode fazer para garantir um atendimento de qualidade aos clientes e evitar problemas futuros. Você pode criar esses protocolos para se antecipar a possíveis problemas e implementar medidas preventivas para lidar com eles de forma eficaz./msdyn_blobfile/$value)
Crie protocolos preventivos através do botão “Criar protocolo”, presente na tela de protocolos do Portal Lojista. Eles podem incluir os seguintes motivos:
1. Problema na entrega: utilize este tipo de protocolo quando acontecer algum imprevisto durante a operação da sua loja, que possa comprometer a data de entrega ou a conclusão da compra. Para este tipo de preventivo, as ações disponíveis serão:
- Cancelar a venda do produto: serve para cancelar uma venda. Antes de confirmar, verifique se não despachou o pedido e/ou se ele já foi entregue, porque a mensagem de estorno é enviada na hora para o cliente.
- Confirmar endereço com o cliente: utilize para solicitar que o cliente confirme o endereço de entrega, caso existam incoerências nas informações fornecidas.
- Informar cliente sobre busca de produto: serve para informar ao cliente que ele precisa buscar o produto nos Correios.
- Informar nova data de entrega: utilize para comunicar o cliente sobre a nova data de entrega do pedido.
- Converse com o(a) cliente: envia uma mensagem direta para o cliente. Tenha atenção às palavras utilizadas, seja transparente e tenha objetividade.
2. Devolução de produto pelo cliente: utilize este tipo de protocolo quando você precisar receber de volta o produto que foi devolvido pelo cliente. Para este tipo de preventivo, as ações disponíveis serão:
- Informar data pra retirar o produto: serve para comunicar a data em que o lojista vai retirar o produto no endereço do cliente.
- Informar o código de postagem: utilize para informar o código ao cliente fazer a postagem do produto.
- Converse com o(a) cliente: envia uma mensagem direta para o cliente. Tenha atenção às palavras utilizadas, seja transparente e tenha objetividade.
3. Mercadoria indisponível: utilize este tipo de protocolo, quando for preciso comunicar seu cliente que você não possui mais o produto que ele comprou. Ao escolher este tipo de preventivo, a ação disponível é a de “Cancelar a venda do produto”.
4. Carta de cancelamento da venda: é um documento formal que você pode solicitar quando precisar comunicar e/ou comprovar o cancelamento de uma transação de venda, entre você e seu cliente. Ao escolher este tipo de preventivo, a ação disponível é a de “Pedir carta de cancelamento”.
Importante! Vale lembrar que o prazo para envio deste documento é de até 6 dias úteis. Ele ficará disponível como anexo do protocolo, que será direcionado para a aba “Resolvidos” na tela de protocolos.
O objetivo principal dos protocolos preventivos é garantir uma experiência positiva para os clientes, minimizando problemas e construindo confiança para sua loja. Para criá-los, siga os passos deste artigo.
Fica a dica
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