web
Você está offline. Esta é uma versão somente leitura da página.
close

Como podemos ajudar você?

Informe sua dúvida na busca ou navegue pelas categorias abaixo.

Voltar

Fluxo de pedido Envvias em SANDBOX

 

Antes de iniciarmos o fluxo de pedido Envvias em Sandbox, vamos comparar a diferença entre os status de pedidos normais e Envvias.

 

Pedido Normal - Um pedido normal possui os seguintes status:

 

Pedido Envvias - Em um pedido Envvias, temos a adição de dois novos status, RIN e PRI:



IMPORTANTE:
Nas chamadas dos endpoints a seguir, foram abstraídos os "headers" de "client_id" e "access_token" para facilitar o entendimento, mas eles são obrigatórios e devem ser informados com valores válidos para o "ambiente de sandbox".

 

 Agora vamos ao fluxo de pedido Envvias em Sandbox

O primeiro passo é criar o pedido, e para isso:


1 - O primeiro passo é criar um pedido, informando que ele é "Envvias". Para fazermos isso devemos chamar o endpoint a seguir. Lembrando que este não é o "fluxo real", pois não é o lojista que cria o pedido. Este endpoint existe somente no "ambiente de sandbox".

  • Endpoint: https://sandbox-mktplace.viavarejo.com.br/api/v2/orders

  • Method: POST

  • Request:

 

 

Detalhamento da request: 

  • envvias: true para pedidos Envvias e false para pedidos convencionais;

items:

  • skuSellerId: SKU do produto (somente números);

  • name: Descrição do produto;

  • salePrice: Valor para o produto;

Customer:

  • name: Nome do cliente;

  • gender: Sexo do cliente;

  • documentNumber: CPF do cliente (precisa ser um dado válido);

  • type: Manter como “PF”;

  • email: E-mail do cliente (precisa ser um dado válido);

  • bornAt: Data de nascimento do cliente;

Billing:

  • address: Endereço do cliente;

  • number: Número do endereço do cliente;

  • quarter: Bairro do cliente;

  • city: Cidade do cliente;

  • state: Estado do cliente;

  • countryId: País do cliente (manter “Brasil”);

  • zipCode: Cep do cliente;

Phones:

  • mobile: Número do telefone do cliente.

 

IMPORTANTE:

Caso queira criar um pedido com mais de um item comprado, basta informar o Body da request adicionando mais de uma chave “items”.

Exemplo de pedido com 2 produtos:


Response: Nos "Headers" deste objeto, teremos um atributo chamado "content-location", e no seu valor encontramos o "Order ID" (número do pedido) que foi criado, e vamos utilizar nos demais endpoints.

 

Exemplo: Note que na imagem abaixo que este valor é 1783296001

 

Status do pedido após criação do pedido: Nessa etapa o pedido está com o status PEN ( *consulta GET /orders ) :

 

 

 Segundo passo, aprovando pedido:

 

Agora é preciso realizar o pagamento do pedido. Para fazermos isso devemos chamar o endpoint a seguir.
*Lembrando que esse não é o "fluxo real", pois não é o lojista que comunica o pagamento do pedido. Esse endpoint existe somente no "ambiente de sandbox".
 

  • Endpoint:  https://sandbox-mktplace.viavarejo.com.br/api/v2/orders/status/approved/{​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​orderId}​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

  • Method: PUT

  • Request: Não possui um body, então é só deixar em branco.

  • Response: Também não possui um body, avaliamos o sucesso pelo Http Status Code retornado, que deverá ser 200.

 

Exemplo: Utilizando o "Order ID" gerado na criação do pedido:

 

Detalhes importantes:

  • Nessa etapa é realizada a primeira comunicação com o parceiro UX Solutions, responsável pela geração das etiquetas do Envvias, informando os dados do cliente, do lojista, dimensões do produto, peso, etc;

  • No momento não estamos utilizando o endereço real do lojista, e sim um endereço fixo que será igual para todos os lojistas. Isso garante que teremos uma origem válida, coberta pelo serviço de entrega, e não necessita de nenhum cadastro extra de lojistas neste ambiente;

  • Como mencionado anteriormente, na criação do pedido é possível informar qualquer sku, em função disso, estamos enviando dimensões fixas para o parceiro UX Solutions. Com isso eliminamos a necessidade do vínculo entre o lojista e o produto, e garantimos que o produto terá dimensões aceitas. As dimensões utilizadas são: comprimento: 0.3m, largura: 0.49m, altura: 0.22m, peso: 5 Kg;

Status do pedido após pagamento: Aqui o pedido está com o status PAY.

 

 Na terceira etapa gerando Nota Fiscal:

​​​​​​​

O próximo passo é o cadastro da Nota Fiscal. Para fazermos isso devemos chamar o endpoint a seguir. Lembrando que esse endpoint faz parte do "fluxo real" do lojista, de modo que ele exista também no ambiente de produção. A request deste endpoint é bastante semelhante ao endpoint "/orders/{​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​orderId}​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​/trackings/sent", que os lojistas já conhecem. 

  • Endpoint:  https://sandbox-mktplace.viavarejo.com.br/api/v2/orders/{​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​orderid}​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​/trackings/invoice

  • Method: POST

  • Request:

 

Detalhamento da request:

  • items: Sku informado na criação do pedido, separado por "-" (traço), informando a quantidade. Como mencionado, já é um padrão ao qual o lojista está acostumado;

invoce:

  • number: Número da nota fiscal;

  • serie: Série da nota fiscal;

  • issueAt: Data da emissão da nota fiscal;

  • accessKey: Chave da nota fiscal;

  • cnpj: CNPJ do seller (precisa ser um dado válido);

  • curredAt: Data de geração do tracking;

 

Response: Possui um body, informando o sucesso ou não da chamada, que pode ser verificado pelo campo "válido" com valor true para sucesso. Além do body podemos validar também pelo Http Status Code.

 Exemplo: Utilizando o "Order ID" gerado na criação do pedido:

 

Status do pedido após emitir a nota fiscal: Aqui o pedido está com o status RIN, pois foi criada somente uma entrega.

 

 

 E para finalizar, na quarta e última etapa gerando etiqueta de envio:

 

Agora você vai gerar a etiqueta
*Lembrando que esse endpoint faz parte do "fluxo real" do lojista, de modo que ele exista também no ambiente de produção.

 

  • LabelNumber: Quantidade opcional de etiquetas.

 

Detalhe importante, aqui é realizada a segunda comunicação com o parceiro UX Solutions, para a geração da etiqueta.

  • Endpoint: https://sandbox-mktplace.viavarejo.com.br/api/v2/orders/{​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​orderid}​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​/generate-label

  • Method:POST

  • Request:

 

Detalhamento da request:

  • labelNumber: Solicite etiquetas sem informar o item ou a entrega, informando apenas a quantidade de etiquetas que serão geradas
    Exemplo: Quero duas etiquetas para um pedido que contém três itens "labelsNumber": 2).


  • link: Aqui você pode escolher entre etiqueta em link ou em base64. Para escolher entre as opções, basta informar true= enviaremos as etiquetas em link e false= enviaremos as etiquetas em base64.

 Importante: Em ambos os retornos terá as opções de JSON, PDF ou ZPL.

 

Status do pedido após emitir a Nota Fiscal: Aqui o pedido estará com o status macro RIN, e esse também é o último estágio de responsabilidade do lojista, para que encaminhe o (os) pacotes aos correios.

​​​​​​​

 

 

IMPORTANTE:
Consultando os pedidos no
GET/orders/{​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​orderId}​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ nos Status micro do pedido, localizado nos campos "controlPoint" e "description", irá visualizar o status referente a geração da etiqueta:

 

Após seguir todo esse fluxo, o Via Marketplace ficará responsável por realizar a marcação do envio e entrega junto à empresa Ux Solutions.

 

Response: Retornaremos de forma síncrona um body com a etiqueta e o formato escolhido para gerá-la. Exemplo de retorno através da opção "labelsNumber": 1,:

​​​​​​​*A opção de buscar a etiqueta está disponível através do endpoint GET /orders/{​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​orderId}​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​/labels

Exemplo de etiqueta do Envvias Postagem em PDF:  Clique aqui






​​​​​​​
​​​​​​​

 

​​​​​​​Fica a dica
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nosso time através do e-mail integracao.mktp@viavarejo.com.br e informe o nome da APP e o Client_ID.